13/01/2008

SIM ou NÃO à nova lei do tabaco?


Quer se seja fumador ou não, a nova lei do tabaco não deixa ninguém indiferente.

"Não admito ser tratado como um cão." Miguel Sousa Tavares

"Agrada-me pensar que a minha filha vai crescer num ambiente sem fumo." Cristina Areias

""... as pessoas daqui a dois meses vão estar completamente adaptadas." Júlio Magalhães

"... não tenho que ser tratada como uma leprosa." Luísa Castel-Branco

"... esta lei vem respeitar quem não fuma ..." Diogo Morgado

"... mais uma das muitas leis absurdas que por vezes aparecem ..." Jesualdo Ferreira

20 comentários:

Anónimo disse...

Grande Lei
Finalmente alguem protege os meus pulmões,só falta uma lei que proteja o meio ambiente,que é para os fumadores só lhes ser permitido fumar dentro das suas casas.
Agora é a minha vez de quando estiver a jantar num restaurante atirar ar puro para cima de um fumador para ele experimentar o que eu sentia quando ele atirava o fumo para cima da minha refeição.
Finalmente vou conseguir uma tripalhada "sem fumeiro"
Filipe Carvalho "rumo ao tri"

Anónimo disse...

Lei antitabágica porque não lei anti fumágica.
Trabalho numa fábrica onde a partir de 1 de janeiro quase que me é interdito o meu direito de fumar umas cachimbadas. E porquê?.
Trabalho num forno onde as temperaturas altissimas derretem cerca de 60 toneladas de alumínio diariamente.
O fumo que inalo deve ser sem dúvidas purificante e inócuo.
Bendito Portugues Suave.
" O Bentilado"

Anónimo disse...

Se os fumadores tivessem civismo e respeitassem o seu semelhante, esta lei não seria necessária.
Não tenho vontade de me suicidar aos poucos!
Esperança

Anónimo disse...

Sobre a lei do tabaco,mesmo como fumadora compeendo perfeitamente pelos que não fumam.Não concordo é com a pressão para deixar de fumar pois só critica quem não conhece...
Temos tendências instintivas a criticar o que não fazemos, concordamos ou experiênciamos em nós próprios.
Porque não gostamos e porque não entendemos...a que sabe...o que se sente...o que se vê.
Ao fazer isso evidênciamos ainda mais essas diferenças,embaraçando e embaraçando-nos,num círculo vicioso interminável,vício de comparar,vício de criticar, vício de envergonhar,vício de humilhar,vício de mentir,vício de ofender,vício de matar, vício de roubar,vício de extorquir,vício de enganar,vício de alcoolizar,vício de trair,vício de drogar,vício de poluir,vício de escravizar,vício industrializar,vício de politicar e vício de enriquecer à custa de seja o que for. Agora no meio de tantos maus vícios qual deles o pior e mais destrutivo ?Tanto para nós próprios como para os outros.
Patrícia

Anónimo disse...

Sim senhora,mas será que alguem me explica porque que os meus impostos servem para financiar salas de xuto e mais grave ainda para financiar troca de seringas nas cadeias quando toda a gente sabe que é proibido entrar droga nas cadeias!!!!
Negocios!!!!
já agora onde anda a ASAE nestes casos?
Sim senhora,grande SÓCRATES
ANTI LAMPIÃO SEMPRE

Anónimo disse...

Finalmente saíu uma lei a favor dos asmáticos.Viva o ar puro.
Rosemary

Anónimo disse...

Sim. Eu sou a favor da lei contra o tabaco, pois finalmente posso estar em recintos fechados e respirando um ar menos poluído e saudável.
ISABEL

Anónimo disse...

Com esta nova lei finalmente já poderei ir tranquilamente ao restaurante,coisa que até aqui não fazia ,porque era obrigado a levar com o fumo no rosto.
Jorge Moreira.a

Anónimo disse...

Esta lei já devia ter vindo há mais tempo.
Já estava cheia de comer bolos de fumeiro.
Seria uma nova receita?

Fátima Oliveira

Anónimo disse...

Discordo totalmente. Esta lei parece-me completamente idiota. Serei um marginal por ser fumador?Na mesma discoteca vou ser expulso por estar a fumar, enquanto os do "pastilhame" vão continuar a divertir-se. Apesar de tudo alegra--me a ideia de saber que os meus filhos crescerão num ambiente sem fumo.
SÉRGIO PINTO

Anónimo disse...

Esta lei veio sem dúvida beneficiar muita gente,pois antigamente não havia respeito por ninguém.Almoçar num restaurante sem ser incomodado pelo fumo vai ser possível.
Espero que muita gente deixe de fumar poupando dinheiro,saúde e a vida dos outros.
E o burro sou eu?
JONAS

Anónimo disse...

Finalmente saiu uma lei que impede os fumadores de "lançarem" fumo sobre os outros.Foi necessario estabelecer regras para que o povo Português entendesse os seus limites.
Sylvie

Anónimo disse...

Finalmente podemos respirar ar puro em zonas fechadas. Já não tenho que respirar o fumo dos outros. Acho que no entanto os locais fechados deviam ter uma sala só para fumadores.
"Não havia necessidade!"
Zé Miguel

Anónimo disse...

Esta lei já devia ter aparecido há muito tempo, porque nós iamos aos estabelecimentos e só cheirava a fumo de tabaco.

Carla Bernardo

Anónimo disse...

Sou uma não fumadora mas nem por isso estou a favor desta nova lei. Acho que os fumadores se sentem neste momento mais discriminados do que nunca. É verdade que até gosto de estar num local qualquer e não me estarem a incomodar com o fumo do tabaco, só que esta nova lei proíbe as pessoas de fumarem nos cafés e eu discordo completamente disso pois penso que um café é um local para as pessoas relaxarem. Concordo, plenamente que os fumadores não fumem nas escolas, nos restaurantes ou até mesmo em locais fechados. Àqueles que estão a tentar deixar de fumar o Estado, deveria ajudar mais nos medicamentos que deveriam ser comparticipados.
Popota

Anónimo disse...

A discriminação é crime?
Penso que no nosso país não é, pois com esta nova lei do tabaco estão a discriminar os fumadores.
Concordo com a proibição em determinados lugares, mas acho que se deveriam criar condições para que os não fumadores não fossem prejudicados e os fumadores não fossem discriminados.
Olhar aquelas filas ou bichas de gente à porta dos cafés, das casas, dos estabelecimentos comerciais de cigarro aceso no meio dos dedos, olhados como malfeitores sociais, faz-me ter a certeza que assim não!
Elisabete

Anónimo disse...

Eu sou a favor da lei porque os fumadores não têm o direito de prejudicar os não fumadores.Se querem ser respeitados têm de saber respeitar os não fumadores. A lei devia ser mais rigorosa. Devia ser proibido as pessoas fumarem dentro de suas próprias casas para que os filhos se pudessem manifestar.

Nelson

Anónimo disse...

Depois de ler alguns comentários, sinto-me realmente esperançada num futuro com pessoas mais saudáveis, ambientes mais limpos e livres de fumo.Força amigos, este país ainda há-de ser um jardim à beira mar plantado!

Hope

koμnick disse...

Em pleno séc.XXI decretou-se no nosso país, que a partir do dia 01/01/08 não se pode fumar em locais fechados.
No entanto surgem situações bastantes caricatas como a que passo a descrever :
Numa fábrica nos arredores de V.N.Gaia que para sua própria manutenção tem uma caldeira para derreter detritos metálicos o que causa uma enorme nuvem de fumo que quando inalado faz muito pior que um cigarro. Porém, os Sr.s do poder acham que é preferível e mais saudável inalar esse odor. Fumar é que não.
Realmente hoje vejo que estamos em boas mãos, são pessoas zelosas e interessadas no estado da saúde dos Portugueses.
O meu muito obrigado
O PASSINHAS
P.S. Só agora entendo o porque de fecharem as urgências

Anónimo disse...

Extremismo
Voltamos ao fascismo.
O fumador está a ser tratado como um criminoso. Nem tanto ao mar nem tanto à terra.
Chegou-se ao limite de alargar a proibição a parques de estacionamento onde o fumo poluidor dos automóveis parece ter-se transformado em perfume regenerador do ambiente.
Como seres humanos e num país que se diz democrático, temos o direito de escolha. Se queremos fumar temos que ter esse direito desde que não prejudiquemos os outros.
Acho que vou ter de mudar de país.
Qualquer dia vamos ser obrigados a usar um sinal como os judeus usavam no tempo nazi .A nós vão-nos obrigar a colocar um cigarro na lapela.
Ah é verdade, como nos nossos carros parece que vamos ter que circular a 30 Kms hora poderemos passear calmamente nas nossas cidades de beata ao canto da boca.
Será a nova "morte lenta"?
Marina Leal